Voei na Executiva da KLM de Amsterdã para o Rio de Janeiro!

0
Boeing 777-300 KLM
Foto: KLM.

A KLM é reconhecida como uma das melhores empresas aéreas da Europa e opera voos diários de Amsterdã para São Paulo e o Rio de Janeiro. À convite da companhia tive a oportunidade de experimentar os serviços da classe executiva da KLM entre a Holanda e o Rio e o que eu posso adiantar é que foi uma das melhores experiências de voo que eu já tive!

Informações sobre o voo: 
Voo: KL705
Rota: AMS-GIG
Aeronave: Boeing 777-200ER PH-BQC
Tempo de Voo: 10h55 (voo diurno)
Assento: 1A
Classe: Executiva


Check-In

O voo teve como origem o Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã (AMS). Apesar de operar voos de mais de 100 companhias aéreas, qualquer um consegue perceber ao chegar ao aeroporto que a KLM é a principal delas pelo número de aeronaves que avistamos em solo. Isso porque AMS é o hub da KLM – ou seja, o principal centro de distribuição de voos da companhia holandesa.

Por conta do tamanho das suas operações, a KLM possui duas áreas dedicadas e enormes para check-in em AMS: uma para passageiros voando em classe econômica e outra para aqueles que tenham direito ao serviço Sky Priority, ou seja, estejam viajando em classe executiva, economy premium ou que tenham status gold ou platinum no programa de fidelidade Flying Blue.

Check-in KLM Amsterdã Schiphol
Foto: ANP/Robin Utrecht

O meu check-in aconteceu de forma super rápida, até porque eu já havia inserido todas as informações pelo aplicativo da KLM, então foi necessária somente a conferência dos meus documentos, impressão do cartão de embarque e despacho da bagagem. Em menos de 5 minutos eu já estava pronto para passar pela inspeção de segurança e acessar a área restrita do aeroporto.

Vale ressaltar que os passageiros Sky Priority possuem acesso prioritário e exclusivo aos canais de inspeção de segurança.

Nota: 10,0


Sala VIP: KLM Crown Lounge 

O KLM Crown Lounge para voos non-Schengen fica entre os portões E e F na chamada Holland Boulevard, bem ao lado do Rijksmuseum. O lounge tem dois andares, quase 7.000 m2 e pode acomodar até 1.500 pessoas ao mesmo tempo.

Assim que entrei fiquei super impressionado com o tamanho e com a beleza do lounge. Os móveis e os inúmeros objetos de arte e design holandês chamam a nossa atenção imediatamente. O espaço é dividido em cinco áreas, cada uma inspirada em uma paisagem da Holanda e com uma finalidade específica:

Polder: onde você pode relaxar ou trabalhar.
City: onde você pode matar aquela fome e a sede.
Sea: para recarregar as baterias e relaxar antes do voo.
Dutch Mountain: área de entretenimento.
Sky: refeições requintadas e coquetéis.

Eu cheguei na hora do café da manhã e o buffet estava repleto de delícias, dentre elas: muitos queijos holandeses (amo!), frios em geral, pães variados, massas folhadas, frutas, cereais, além de uma estação de pratos quentes com cara de “English Breakfast” – batatas, feijão, cogumelos, salsichas, ovos mexidos e panquecas. Muito melhor do que muito café da manhã de hotel!

Veja o vídeo promocional que mostra cada detalhe do KLM Crown Lounge para você entender os motivos desse ser um dos melhores lounges que já estive:

Minha única ressalva é com relação à lotação do lounge. No horário que passei por lá, todos os espaços estavam bastante cheios. Apesar dele ser enorme e do tanto de assentos disponíveis, foi um pouco complicado encontrar mesas ou até mesmo um bom lugar para relaxar e ver os aviões antes de embarcar.

Nota: 9,0


Embarque

O embarque para o meu voo foi pelo portão E3 a menos de 10 minutos de caminhada do lounge, bem pertinho mesmo. Cheguei por lá exatamente 40 minutos antes da decolagem e o embarque da Zona 1 (classe executiva e Flying Blue Platinum e Gold) havia acabado de iniciar.

Por isso, meu tempo de espera foi praticamente nenhum e o processo de embarque foi super rápido e tranquilo.

Nota: 10,0


Layout da Classe Executiva

A classe executiva nas aeronaves Boeing 777 da KLM (tanto o -200 quanto o -300) possui layout 2-2-2. Isso faz com que os passageiros sentados próximos às janelas não possuam acesso direto ao corredor. O mesmo não acontece nos Boeing 787-9 e 787-10 onde a Business tem layout 1-2-1.

Classe Executiva KLM B777-200
Classe Executiva da KLM no Boeing 777-200. Foto: Papo de Aeroporto.

Se você estiver viajando acompanhado esse pode não ser um problema, até porque muito provavelmente a pessoa que estiver ao seu lado não se importará com você tendo que passar por cima dela para ir ao banheiro, por exemplo. Agora, se você estiver viajando sozinho, pode ser que você incomode o coleguinha do lado.

A minha experiência foi bem tranquila, na realidade. Precisei sair do meu assento várias vezes e não tive dificuldade para saltar o coleguinha sem incomodá-lo nos momentos em que ele estava dormindo. Apesar disso, esse não deixa de ser um ponto que precisa ser melhorado pela companhia.

Nota: 7,0


Assento da Executiva da KLM

Meu assento foi o 1A e eu o escolhi de propósito, pois ele tem um pouco mais de espaço para os pés por causa do anteparo de cabine que existe na frente.

Todos os assentos são total flat bed, ou seja, viram uma cama com reclinação 180 graus. Além de serem bastante largos e confortáveis, a classe executiva da KLM possui um dos assentos mais compridos do mercado, isso porque a estatura média dos holandeses é de 1,83 m – a dos brasileiros, para você ter uma ideia, é de 1,70 m!

O assento possui controle de reclinação e pode ser regulado conforme a sua preferência, tendo ainda as posições para pouso, decolagem e cama.

Eu sou uma pessoa que durmo muito pouco durante os voos, porque eu sinto que tenho que aproveitá-los acordado, inclusive para criar conteúdo. Então, eu devo ter cochilado por umas 2 horas, mas vi gente que dormiu o voo quase inteiro!

Veja o “tour” que eu fiz pelo assento:

Nota: 10,0


Sistema de Entretenimento

Os monitores nas executivas da KLM variam entre 16 e 18 polegadas. Além de possuírem a tela touch screen, você também pode utilizar o controle remoto fixo ao assento que também possui uma tela. Foi disponibilizado fone de ouvido com cancelamento de ruído de boa qualidade.

Sistema de Entretenimento KLM
Foto: Papo de Aeroporto.

Inclusive, o próprio controle também é sensível ao toque e bastante responsivo. Além disso, é possível assistir a um filme na tela principal e acompanhar o mapa do voo na tela do controle, por exemplo.

Estavam disponíveis uma super seleção de filmes, programas de TV, músicas, jogos e até uma sessão específica para crianças.

Durante o voo eu assisti aos filmes “The Son” (Vanessa Kirby, Anthony Hopkins e Hugh Jackman), “Don’t Worry, Darling” (Harry Styles e Florence Pugh) e “Meet Cute” (Pete Davidson e Kaley Cuoco). Além disso, vi um show do Michael Bublé e naveguei muito pelo mapa do voo!

Se você quiser saber os títulos que estarão disponíveis no seu voo, acesse o site da KLM.

Nota: 10,0


Amenity Kit e outros mimos

O amenity kit oferecido no voo para os passageiros da classe executiva era composto por uma nécessaire da Jantaminiau, marca do designer de roupas holandês Jan Taminiau.

Amenity Kit KLM
Foto: Papo de Aeroporto.

Dentro havia uma máscara para dormir, um par de meias, tampões para os ouvidos, pasta e escova de dentes, uma caneta da KLM, além de hidratante corporal e bálsamo labial ambos da também holandesa RITUALS. Nos banheiros, eles também disponibilizavam um gel para cabelos e um body mist da RITUALS.

Na minha opinião, só faltou um pente para a gente dar aquele trato no cabelo antes do desembarque! Mas, eu adorei o fato deles trazerem produtos essencialmente holandeses, o que firma cada vez mais na nossa mente as origens da KLM.

Antes do pouso, os passageiros da Classe Executiva também recebem um presente incrível: uma miniatura da tradicional casa holandesa Delft Blue, recheada com gin holandês, também conhecido como “jenever”.

Delft Blue Houses
Algumas das casas que estavam disponíveis no meu voo! Foto: Papo de Aeroporto.

Cada miniatura representa uma casa holandesa de verdade! A KLM possui essa tradição desde a década de 1950. Todos os anos, no dia 7 de outubro, a companhia aérea comemora o aniversário de sua fundação, em 1919, apresentando uma nova casa.

Ao longo dos anos, essas casas em miniatura tornaram-se itens de colecionadores, gerando até um animado comércio entre os passageiros. A KLM tem um site e um app onde você pode conhecer todas as casas e até catalogar a sua coleção.

Nota: 9,5


Refeições

Eu sei que vocês estavam esperando por esse momento: o que é que teve para comer nesse voo? E eu posso te adiantar que teve MUITA coisa. E muita coisa BOA!

O cardápio é assinado pelo chef holandês Jonnie Boer (do Restaurante De Librije) e já foi entregue pela tripulação logo após o embarque, antes da decolagem, junto com a carta de vinhos – essa elaborada pela sommelier Thérèse Boer.

Jonnie e Therese Boer
Jonnie e Thérèse Boer. Foto: KLM.

Como vocês podem ver na imagem abaixo, foram nada mais, nada menos do que 03 serviços ao longo das quase 11 horas de voo, sem contar com as castanhas antes da decolagem e com os chocolates antes do pouso.

Cardápio Executiva KLM Amsterdã Rio de Janeiro
Cardápio da Classe Executiva da KLM no trecho Amsterdã – Rio de Janeiro. Foto: Papo de Aeroporto.
ALMOÇO

Decolamos por volta das 11 da manhã, então cerca de 1 hora e meia após a decolagem, já foi servido o almoço composto por três etapas servidas separadamente (o que é um super plus, na minha opinião). As minhas opções foram:

Entrada: Sopa de tomate estilo caseiro.

Sopa de Tomate
Entrada: salada, sopa de tomate, pão quentinho e manteiga. Foto: Papo de Aeroporto.

Prato Principal: Degustação de Delícias (arroz de frango à tailandês com manjericão, bacalhau à Chu-Chee, poryal de legumes variados e arroz jasmin).

Prato Principal Executiva KLM
Prato principal. Foto: Papo de Aeroporto.

Sobremesa: Torta de maçã, torta de limão e torta de framboesa com mirtilos, figo, laranja e chantili.

Sobremesa KLM
Sobremesa. Foto: Papo de Aeroporto.

Eu não aguentei e pedi também um prato de queijos, porque queijo holandês não se nega, não é mesmo?

Prato de queijos
Prato de Queijos. Foto: Papo de Aeroporto.

SÉRIO! Estava tudo absolutamente DELICIOSO! E não tem como não ficar completamente apaixonado pelas louças DELFT, né? É cada uma mais linda do que a outra!

MID-FLIGHT SNACK:

Por volta da metade do voo foi servido um lancheClub Sandwich vegetariano OU croquete holandês e sorvete de cheesecake de cereja.

mid-flight snack
Mid-flight Snack. Foto: Papo de Aeroporto.

Eu já falei para vocês que eu quase não durmo durante os voos, então eu basicamente assisto filme, como, bato papo com a tripulação e sigo comendo. E a gente sabe que nenhum voo de/para a Holanda é completo sem o famoso stroopwafel acompanhado de um café quentinho nessa xícara linda.

Stroopwafel
Foto: Papo de Aeroporto.
REFEIÇÃO ANTES DE POUSO:

Para fechar essa jornada gastronômica com chave de ouro eu comi, pela primeira vez na vida, um hambúrguer a bordo de um avião.

Sim, senhoras e senhores, um super hambúrguer delicioso, acompanhado de uma salada de alcachofra com queijo de cabra, azeitonas, damasco e tomate seco e um bolo de chocolate.

Hamburger KLM
Fechando com chave de ouro! Foto: Papo de Aeroporto.
Hamburger classe executiva KLM
O primeiro hambúrguer quentinho saboreado a bordo de um avião a gente nunca esquece! Foto: Papo de Aeroporto.

E você acha que acabou? Ainda tinha espaço para comer uns chocolates em forma de casas holandesas e pegar alguns para levar pra casa!

Chocolates KLM
Chocolates belga em formato de casas holandesas. Foto: Papo de Aeroporto.

Atendimento

O atendimento da KLM é sempre um show à parte! Os tripulantes estão sempre com um sorriso no rosto e não medem esforço para prestarem um ótimo serviço. E digo isso com base não somente nesse voo que fiz à convite da companhia, mas também em outros voos que já fiz anteriormente, inclusive em classe econômica.

Tripulação KLM
Foto: KLM.

Nota: 10,0


Avaliação Final

Sem dúvida alguma, o meu voo na executiva da KLM foi uma das melhores experiências de voo que eu já tive. Os pontos altos foram o serviço de bordo maravilhoso – acho que eu nunca comi tanto a bordo de um voo – e o atendimento da tripulação que foi super atenciosa comigo.

A única coisa que deixou a desejar, como já comentado anteriormente, é o layout dos assentos da executiva nessa aeronave: 2-2-2. Mas, parece que a própria KLM entende que isso precisa ser revisto, haja vista que há rumores de que isso possa ser mudado em breve – sem confirmação da companhia por enquanto.

Nota Final: 9,3 – excelente!!!!


Aqui você vê um vídeo com resumo dessa experiência que postei lá no Instagram!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Papo de Aeroporto (@papodeaeroporto)

Obrigado à KLM pelo convite e espero poder estar em breve a bordo novamente!

Formado há mais de 10 anos em Turismo, com mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes, desenvolveu vários estudos na área da Aviação, sobretudo envolvendo o Turismo e os Aeroportos. Criador do blog, busca transformar as experiências dos seus leitores nos aeroportos pelo mundo afora.