Aeroporto de Porto Alegre tem pista de pouso ampliada

0
Aeroporto de Porto Alegre Extensão Pista
Foto: Divulgação/Fraport Brasil.

A tão esperada obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Porto Alegre foi concluída e homologada pelos órgãos competentes.

Após cumprir os ritos de publicidade pelo ICA (Instituto Cartográfico da Aeronáutica) – responsável pela emissão das novas cartas de procedimentos para utilização da pista expandida em 920 metros -, ela foi liberada para uso em 19 de maio de 2022, fruto de um investimento de R$ 135 milhões.

Parte das melhorias atribuídas à Fraport Brasil pelo contrato de concessão firmado com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as obras da pista deveriam ser entregues em dezembro de 2021. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19 e o consequente atraso na desocupação de parte da área da Vila Nazaré, que ficava dentro do sítio aeroportuário, a Agência concedeu mais oito meses de prazo para a conclusão dos trabalhos.

As obras de ampliação da pista do Aeroporto de Porto Alegre começaram em março de 2018 e compreendem uma série de adaptações e projetos que vão além da extensão em si. Em dezembro de 2018, foi entregue a nova via de taxiamento (taxiway) P, o que facilitou o fluxo de aeronaves nos pátios 1 e 2, especialmente as de grande porte, que operam voos internacionais.

Aeroporto de Porto Alegre RESA.
RESA da cabeceira 29. Foto: Divulgação/Fraport Brasil.

No primeiro trimestre de 2019, foram entregues a subestação de energia 2, dedicada ao Terminal de Passageiros, a reforma da RESA (Runway End Safety Area – Área de Segurança de Final de Pista) da cabeceira 11, e uma série de melhorias nos pavimentos de pistas de taxiamento, acostamentos, muro perimetral e instalação de novas cercas operacionais para prover maior segurança às áreas de movimento de aeronaves do Aeroporto de Porto Alegre.

Em outubro de 2021, iniciaram as obras na área da Vila Nazaré. Foi instalado um muro perimetral e realizada a supressão vegetal. O local passou por duas etapas de limpeza. Foram retiradas 28.388 toneladas de dejetos ao custo de mais de R$ 4,5 milhões. Também foi construída a RESA da cabeceira 29 e instalados os equipamentos de auxílio à navegação aérea.

Veja o vídeo do Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas pousando na pista ampliada do Aeroporto de Porto Alegre:


Capacidade do Aeroporto de Porto Alegre após ampliação

A pista de pouso e decolagem anterior, com 2.280m, permitia operações com alcance máximo de aproximadamente 9.000km, porém com a capacidade máxima de passageiros e carga aérea limitada (75%). A ampliação para 3.200m permitirá operações de carga completa a uma distância de cerca 12.000km.

Com a ampliação da pista, o aeroporto poderá receber aeronaves dos tipos: B747.400 – 13.450km de autonomia e peso aproximado de 397 toneladas (combinando passageiros, carga e fuselagem), B777.300ER – 11.120km de autonomia e peso aproximado de 300 toneladas (combinando passageiros, carga e fuselagem) e A330-900 – 13.334km de autonomia e peso aproximado de 251 toneladas (combinando passageiros, carga e fuselagem).

A extensão será um diferencial para a indústria gaúcha, que hoje precisa transportar a maior parte da sua produção por rodovia até São Paulo para, então, seguir ao destino por via aérea ao destino no exterior.

As obras na infraestrutura do lado ar, na pista de pouso de decolagem e nas pistas de taxiamento cumprem plenamente com as obrigações estabelecidas no Contrato de Concessão, com os regulamentos da Organização da Aviação Civil Internacional e com os Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea. A capacidade da pista de pouso e decolagem não foi modificada e os procedimentos para a operação segura e eficiente da infraestrutura instalada seguem, da mesma forma, os regulamentos estabelecidos. Não teremos atrasos ou outros impactos negativos na operação devido à extensão da pista”, explica Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil.

Com informações da Fraport Brasil.

Formado há mais de 10 anos em Turismo, com mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes, desenvolveu vários estudos na área da Aviação, sobretudo envolvendo o Turismo e os Aeroportos. Criador do blog, busca transformar as experiências dos seus leitores nos aeroportos pelo mundo afora.