A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, em parceria com a Azul Linhas Aéreas e com a ANAC, realizou na madrugada do último sábado (11/11) um exercício simulado prático para treinar equipes do aeroporto, órgãos públicos e companhias aéreas diante de uma possível interdição da pista de pousos e decolagens em razão de suposto incidente ocorrido com aeronave durante o pouso.
O “Projeto Retomada Operacional” além de sua suma importância à retomada da operação aeroportuária, observou o preconizado na legislação vigente. Um representante da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) participou e acompanhou todo o simulado.
O exercício prático foi concebido com intuito de desenvolver, em conjunto com os principais elos dos sistemas de aviação civil brasileiro, orientações técnicas para subsidiar “o processo decisório de retomada das condições operacionais mínimas de uma pista em situações de contingência, devido a interdição parcial em virtude de um incidente/acidente aeronáutico ocorrido na pista de pouso e decolagem ou em suas imediações”.
O treinamento foi realizado no início da madrugada de sábado e simulou a interdição da pista após uma aeronave ter um dos pneus estourados durante o pouso e ter ficado parada na pista. Com isso, o Plano de Emergência do aeroporto foi acionado e todas as ativações foram realizadas e testadas. O objetivo foi identificar necessidades técnico-operacionais no âmbito do tema “remoção de aeronaves” e a retomada operacional do aeroporto em caso de interdição.
Participaram diretamente do simulado a Central de Acionamento e Monitoramento Eletrônico de Segurança (CAMES); Centro de Operações de Emergência e Gerenciamento de Crise (COE-CGC); Supervisor Aeroportuário; Serviço de Salvamento e Combate à Incêndio (SESCINC); Equipe oficial Recovery Team Viracopos; Centro de Operações Aeroportuárias (COA); Coordenação de Operações Lado Terra; Coordenação de Operações Lado Ar; Gerência de Manutenção; Gerência de Segurança; Gerência de Operações; Gerencia de SGSO; Assessoria de Imprensa da ABV e a companhia aérea Azul.
Também participaram como convidados e observadores: ANAC/NURAC; NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea (TWR); além do CENIPA/SERIPA.
Para o diretor de Operações de Viracopos, Marco Beme, o simulado foi realizado com sucesso. Ele destacou a importância da participação da Azul Linhas Aéreas, que deslocou funcionários para acompanhar o simulado e cedeu uma aeronave para tornar o treinamento mais próximo de uma possível incidente.
“O exercício prático foi realizado conjuntamente com os elos do sistema de aviação civil brasileiro, concebido com intuito de desenvolver orientações técnicas para subsidiar e robustecer o processo decisório de manutenção das condições operacionais mínimas de uma pista em situações de contingência, devido a interdição parcial em virtude de um acidente aeronáutico ocorrido na pista de pouso e decolagem, de forma não gerar impactos nas operações aeroportuárias de abrangência nacional e internacional”, disse Beme.
Cenário do Simulado em Viracopos
O cenário de Emergência Aeroportuária simulou que, ao pousar pela cabeceira 15 do aeroporto (oposta à rodovia Santos Dumont) uma aeronave da Azul modelo ATR-72, teve seu pneu estourado, ocasionando interdição da pista, já que aeronave não conseguiu concluir o taxiamento e deixar a pista.
Mapeamento
Nos próximos dias, será realizado um relatório à ANAC para mapear e registrar as oportunidades de melhoria para a atualização das documentações e planos do Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária (SREA) de Viracopos. O relatório será enviado à Agência para registrar as oportunidades de melhorias e as lições aprendidas.
Via Release Aeroportos Brasil Viracopos.