Pelo terceiro ano consecutivo, o Salvador Bahia Airport, operado pela VINCI Airports, alcançou a maior pontuação no Programa de Aeroportos Sustentáveis, uma iniciativa da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para reconhecer os esforços relacionados às boas práticas de gestão ambiental nos aeroportos do país.
Nesse programa a ANAC avalia 32 critérios em 07 grupos estratégicos, com pesos diferentes entre eles: gestão do ruído aeronáutico, gestão da mudança climática, gestão de resíduos, gestão de energia elétrica, gestão hídrica, gestão organizacional e gestão da qualidade do ar local.
O Salvador Bahia Airport alcançou uma pontuação de 97,04%, cumprindo, praticamente, a totalidade dos critérios do programa. O aeroporto atingiu seu melhor desempenho em gestão de ruído aeronáutico, mudanças climáticas, resíduos e energia elétrica.
Em dezembro de 2019 estive no aeroporto durante a inauguração do novo píer e, na ocasião, tive a oportunidade de conhecer diversas das práticas adotadas pela VINCI no Salvador Bahia Airport. Uma das que mais me chamou a atenção foi, sem dúvidas, a usina solar local com 4.215kWp de potência (a primeira do Brasil). A meta da VINCI é reduzir 30% do consumo de energia elétrica até 2030.
Outro projeto que se destaca é o Aterro Zero. No Salvador Bahia Airport, 100% dos resíduos sólidos são coletados, classificados na Central de Resíduos e enviados para a destinação correta, onde são utilizados como matéria-prima para reciclagem ou para geração de energia e cimento.

Além disso, O Salvador Bahia Airport é o primeiro aeroporto Zero Efluentes do Brasil. Todo efluente gerado é tratado em uma Estação de Tratamento de Efluentes, e 100% da água tratada é reaproveitada em vasos sanitários e outros usos não nobres. Há um sistema de reuso da água gerada nos equipamentos de ar-condicionado e foram instalados bicos arejadores nas torneiras do terminal, que reduzem a vazão sem afetar a percepção do usuário. Sensacional, né?
O Diretor Técnico do Salvador Bahia Airport, Yann Le Bihan, comentou: “Este prêmio é resultado de um plano de ação ambiental global da VINCI Airports. Levar soluções aos nossos clientes e stakeholders para além do nosso perímetro, e liderar a transformação ecológica pela qual a indústria está a passar, promovendo o nosso lema de mobilidade positiva”.
Conheça mais metas e projetos de sustentabilidade do Aeroporto de Salvador clicando aqui.
Demais Aeroportos
No total, 20 aeroportos participaram do Programa de Aeroportos Sustentáveis em 2021. Além do Salvador Bahia Airport, se destacaram, também, o Aeroporto Internacional de BH, com pontuação de 93,56%, e o Aeroporto Internacional de Brasília, com 92,04%. Confira as pontuações dos demais aeroportos:
