A LATAM Airlines encomendou 17 aeronaves A321neo para expandir ainda mais sua oferta de rotas, elevando a carteira de pedidos de aeronaves da família A320neo da companhia aérea para 100. Além disso, a companhia aérea também confirmou a adição do A321XLR para complementar suas operações de longo alcance.
“Aplaudimos a visão estratégica e a ambição de sustentabilidade da LATAM. Este pedido do A321neo, seguindo seu processo de reestruturação, é um forte sinal do valor que a Airbus traz para tornar essa visão e ambição uma realidade. O A321XLR permitirá a abertura de novas rotas e permitirá à LATAM aumentar seu alcance internacional na região“, disse Christian Scherer, diretor comercial e chefe da Airbus International.
O A321neo é o maior membro da família Airbus A320neo, incorporando motores e Sharklets de nova geração, permitindo mais de 20% de economia de combustível e CO2, além de 50% de redução de ruído. A versão A321XLR oferece extensão de alcance de até 4.700 milhas náuticas (8.700 quilômetros), permitindo à aeronave um tempo de voo de até 11 horas. No mês passado, o A321XLR subiu aos céus pela primeira vez, completando com sucesso seu primeiro voo de teste.
No final de junho de 2022, a Família A320neo havia garantido mais de 8.100 pedidos de mais de 130 clientes, dos quais quase 550 foram para o A321XLR. Desde que entrou em serviço há seis anos, a Airbus entregou mais de 2.300 aeronaves da Família A320neo, contribuindo para uma redução de 15 milhões de toneladas na produção de CO2.
Release Airbus.
Ainda não foi divulgado para qual(is) afiliada(s) da LATAM essas aeronaves serão distribuídas. Vale lembrar que a empresa possui atuação no Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
A LATAM ainda não se manifestou a respeito desse pedido junto à Airbus e também não sabemos qual é a expectativa das datas de entregas dessas aeronaves.