Aeroporto de Frankfurt testa trator de bagagens autônomo

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Aeroporto de Frankfurt Veículo Autônomo
Foto: Divulgação / Fraport AG.

A Fraport AG Ground Services está atualmente testando um trator autônomo de bagagem e carga no Aeroporto de Frankfurt. O veículo elétrico operará em uma rota de teste de oito quilômetros dentro da área restrita do aeroporto. O objetivo do teste, que levará várias semanas, é determinar se e em que condições um veículo autônomo pode suportar operações regulares de bagagem e carga no pátio.

Eric Agthe, gerente de projetos de desenvolvimento de processos e produtos da Fraport, diz: “Os veículos autônomos são uma opção futura muito promissora para nós como operadora de aeroporto. Já testamos veículos autônomos em algumas áreas. Mas a implantação no pátio em uma rota tão longa é uma dimensão completamente nova. A segurança será a principal prioridade durante a avaliação. O fato de estarmos lidando com esse tipo de projeto inovador, apesar das condições operacionais desafiadoras, mais uma vez, enfatiza nosso papel como uma empresa focada no futuro”.

A rota de teste começa na seção leste do pátio do Aeroporto de Frankfurt, nas instalações de manuseio de bagagem do Terminal 2, antes de seguir para o sul e se aproximar do futuro Terminal 3.

A seção de teste é dividida em três componentes, cada um dos quais apresenta desafios específicos para o veículo autônomo. Isso inclui operações dentro da instalação de manuseio de bagagem em meio a outros tráfegos e pessoas, bem como ao ar livre, onde há poucos veículos. Para garantir que o resultado reflita as condições da vida real com complexidade suficiente, os test drives serão realizados durante o dia e à noite, em diferentes tipos de clima.

Durante as operações de teste, o veículo operará a uma velocidade máxima de 13 quilômetros por hora e rebocará no máximo três carretas de bagagem ou duas carretas de grande porte. Um motorista de segurança que recebeu treinamento e certificação especial para o projeto estará presente em cada test drive. Em caso de emergência, essa pessoa será imediatamente capaz de reagir e intervir ativamente se ocorrer uma situação não planejada.

Os veículos autônomos podem fornecer suporte significativo nas operações diárias de ground handling. Dennis Stein, vice-presidente da Divisão de Desenvolvimento, Logística e TI, diz: “Para a Fraport, este projeto é de grande importância devido ao seu potencial para facilitar a alocação mais eficiente de pessoal no futuro. Devido ao tamanho do pátio do aeroporto, nossos funcionários geralmente precisam percorrer longas distâncias. Se partes dessas rotas pudessem ser operadas com veículos autônomos, isso daria às equipes de ground handling mais flexibilidade para lidar com os voos de maneira ainda mais eficiente”.

O teste com o trator autônomo de bagagem e carga será executado até o final de março de 2023.

Formado há mais de 10 anos em Turismo, com mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes, desenvolveu vários estudos na área da Aviação, sobretudo envolvendo o Turismo e os Aeroportos. Criador do blog, busca transformar as experiências dos seus leitores nos aeroportos pelo mundo afora.