Quando a pandemia de Covid-19 começou em 2020, o Aeroporto de Changi teve que se transformar em uma grande estação de batalha da linha de frente de uma noite para a outra, mesmo quando o tráfego de passageiros e os movimentos de aeronaves despencaram. A comunidade aeroportuária teve que enfrentar o desafio de proteger a saúde e a segurança de seus funcionários e passageiros.
Para documentar as histórias por trás da maior batalha da história do aeroporto, o Changi Airport Group (CAG) trabalhou com a National Geographic Asia em um documentário de 45 minutos, “Aeroporto de Changi: Combatendo a Pandemia”. A partir da chegada das vacinas em dezembro de 2020, o vídeo traça os vários eventos que ocorreram no aeroporto até abril de 2022, apresentando as pessoas que mantiveram o Aeroporto de Changi voando durante a pandemia.
O documentário levou mais de um ano para ser produzido, com mais de 150 horas de entrevistas e filmagens, cerca de dois meses de pós-produção, viabilizadas com o apoio dos parceiros aeroportuários da CAG.
Aqui estão algumas histórias que foram apresentadas no documentário:
O ponto de virada: chegada das vacinas que salvam vidas
Quando as vacinas foram anunciadas pela primeira vez, o transporte tornou-se um grande desafio para a comunidade de carga aérea, pois essas vacinas tinham que ser transportadas por uma cadeia de frio ininterrupta – refrigeradas, desde o momento em que são fabricadas até serem administradas, passando por diferentes mãos, por diferentes lugares.
Para se preparar para isso, foi criada a Força-Tarefa Changi Ready, co-liderada pela CAG e pela Autoridade de Aviação Civil de Cingapura. Novos processos tiveram que ser introduzidos, como o transporte de gelo seco em voo.
A equipe de produção capturou imagens de todo o processo de transporte das vacinas, desde como a carga é descarregada da aeronave, transportada para um dolly (um contêiner de armazenamento móvel com temperatura controlada), movida para o armazém e para caminhões – enquanto garantindo que a temperatura controlada seja alcançada por toda parte.
Preparando-se para uma recuperação gradual: estações de teste no Aeroporto de Changi
Para receber os viajantes em 2020, o Aeroporto de Changi teve que trabalhar rapidamente para configurar instalações de testes para a Covid-19 de modo que os viajantes fossem submetidos a testes de PCR à chegada. A primeira dessas instalações foi instalada no Terminal 3.
Além disso, a CAG introduziu um novo portal na internet para agilizar o processo de registro para a coleta dos testes. Sim Pei Wen, gerente sênior do Grupo de Negócios de Operações da CAG, disse: “Quando planejamos a instalação de coleta de amostras, sabíamos que os viajantes provavelmente se sentiriam ansiosos, inseguros com os novos processos do aeroporto. Desenvolvemos o portal Safe Travel Concierge para que as pessoas pudessem se registrar e pagar o teste de swab antes da chegada. Isso trará todo o processo para fora do aeroporto, para que, quando eles chegarem, o processo seja muito mais tranquilo. Ao garantir que houvesse informações simples sobre todo o processo de chegada, os passageiros se sentiriam mais à vontade sabendo o que esperar.”
Inovações para proteger a segurança dos passageiros
Muitas medidas inovadoras foram introduzidas nos últimos dois anos, para garantir a segurança dos passageiros quando viajam pelo Aeroporto de Changi. Isso incluiu a instalação de sensores de proximidade nos quiosques de check-in, para que todo o processo pudesse ser feito sem contato.
Explicando como funciona, Chua Ching Hock, gerente geral associado da equipe de experiência de partida da CAG, compartilhou: “Os passageiros só precisam passar o dedo acima da tela e a opção é selecionada, em vez de ter que tocar a tela fisicamente. Estou orgulhoso dessa conquista porque fomos o primeiro aeroporto internacional a usar o processamento de check-in sem contato para passageiros.”
A CAG também tinha uma equipe de robôs de limpeza para manter o Aeroporto de Changi limpo e seguro. Kenneth Ho, gerente sênior da equipe de gerenciamento de instalações da CAG, compartilhou que o maior obstáculo para o Covid-19 foi a desinfecção frequente das instalações, para garantir que não haja contaminação cruzada nos terminais. Para isso, os robôs se juntaram à batalha. Isso inclui robôs equipados com um acessório que desinfeta os tapetes após a limpeza, bem como robôs equipados com um filtro de absorção de partículas de alta eficiência (HEPA) que captura partículas finas durante a aspiração.
Gerenciando o surto da variante Delta
O documentário também analisou como a CAG lidou com o surto da variante Covid-19 Delta em maio de 2021. Como resultado do surto, o Aeroporto de Changi teve que fechar suas portas para não viajantes pela primeira vez em sua história.
A CAG trabalhou rapidamente para aumentar seus esforços de controle de infecções. Isso incluiu dividir o aeroporto em três zonas, limitar o movimento de funcionários e passageiros entre as zonas e implementar o rastreamento de contatos para funcionários que contraíram o vírus.
Vignesh Kathiravelu, gerente sênior da equipe de prevenção e controle de infecções da CAG, disse: “Tivemos que impedir que o cluster crescesse ainda mais, então tivemos que fazer muito rastreamento de contatos. O rastreamento de contatos é importante porque queremos cercar qualquer caso e minimizar a disseminação entre a comunidade do aeroporto para que ainda possamos ter pessoas suficientes administrando o aeroporto”.
Todos esses esforços levaram à eventual reabertura do aeroporto e à remoção dos requisitos de testes de chegada para viajantes de países de baixo risco em abril de 2022.
Para saber mais sobre como essas histórias se desenrolaram, assista ao documentário completo da National Geographic Asia: