A Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário é realizada a cada trimestre pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) desde 2013 com o objetivo de avaliar a satisfação do passageiro em itens de infraestrutura, atendimento e serviços, além de monitorar o desempenho de processos como o check-in, restituição de bagagens e outros, nos 20 principais aeroportos do país.
Metodologia da Pesquisa de Satisfação dos Aeroportos da SAC
A coleta de dados relacionados à satisfação do passageiro consiste na realização de entrevista presencial nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos pesquisados.
O entrevistado deve avaliar um total de 17 indicadores atribuindo “notas” de 1 a 5 para cada um deles, sendo 1 a pior nota possível e 5 a melhor nota possível, assim classificadas: 1 (muito ruim), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (bom), 5 (muito bom). Ao fim do questionário, o passageiro ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto.
Os aeroportos são divididos em três categorias: até 5 milhões de passageiros; entra 5 e 10 milhões de passageiros e; acima de 10 milhões de passageiros.
Satisfação Geral
Na pesquisa de satisfação realizada no 4o trimestre de 2021 os aeroportos que mais se destacaram em suas categorias foram: Aeroporto Internacional de BH (CNF), Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba (CWB) e o Floripa Airport (FLN).
Com relação à satisfação geral dos aeroportos que processam até 5 milhões de passageiros por ano, o resultado foi o seguinte:
Já para os aeroportos que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros por ano, o destaque foi para o Aeroporto de Curitiba:
Por fim, os resultados para os maiores aeroportos do país, aqueles que processam mais de 10 milhões de passageiros por ano, onde o destaque foi o Aeroporto Internacional de BH – Confins:
Se prestarmos atenção, veremos que o Aeroporto de Florianópolis foi o que recebeu a maior nota (4,72), dentre todos os 20 aeroportos da pesquisa de satisfação dos aeroportos. Dentre os primeiros lugares, percebemos também que quanto maior o aeroporto (em termos do número de passageiros), menor é a satisfação geral dos clientes.
Isso fica claro também nas médias obtidas na satisfação geral de cada categoria, ainda que haja praticamente um “empate” entre duas delas:
- Acima de 10 milhões de passageiros: 4,36
- De 5 a 10 milhões de passageiros: 4,48
- Até 10 milhões de passageiros: 4,47
Não podemos esquecer que, administrar e operar um aeroporto gigante como Guarulhos é muito mais desafiador, em vários sentidos, do que os aeroportos de Florianópolis ou Curitiba, por exemplo, por conta do número de passageiros e dimensões/complexidade das suas infraestruturas.
Vale ressaltar também que os aeroportos de Florianópolis e Confins já são administrados pela iniciativa privada há algum tempo. Por outro lado, o aeroporto de Curitiba encontra-se nesse momento em fase de transição da gestão da Infraero para o Grupo CCR, portanto, na época da pesquisa a operação era 100% pública.
Análises dos Indicadores
Vamos olhar mais a fundo alguns dos resultados para os indicadores analisados pela pesquisa? Abaixo temos os indicadores e as melhores notas para cada categoria:
- Facilidade de desembarque no meio-fio:
- Galeão: 4,49
- Viracopos: 4,55
- Maceió: 4,63
- Opções de transporte até o aeroporto:
- Guarulhos: 4,16
- Porto Alegre: 4,40
- Maceió: 4,50
- Processo de Check-In:
- Confins: 4,46
- Viracopos: 4,55
- Maceió: 4,51
- Processo de Inspeção de Segurança:
- Galeão: 4,58
- Porto Alegre: 4,61
- Maceió: 4,86
- Controle Migratório:
- Galeão: 4,75
- Porto Alegre: 5,00
- Natal: 4,37
- Controle Aduaneiro (Alfândega):
- Galeão: 4,69
- Viracopos: 4,66
- Natal: 4,27
- Estabelecimentos de Alimentação:
- Guarulhos: 4,17 (nós já escrevemos sobre onde comer no aeroporto de Guarulhos)
- Santos Dumont: 4,23
- Florianópolis: 4,53
- Estabelecimentos Comerciais:
- Guarulhos: 4,41
- Porto Alegre: 4,53
- Florianópolis: 4,62
- Estacionamento:
- Confins: 4,22 (temos aqui um post sobre Estacionamento no Aeroporto de Confins)
- Porto Alegre: 4,49
- Cuiabá: 4,60
- Localização e Deslocamento:
- Brasília: 4,41
- Porto Alegre: 4,59
- Florianópolis: 4,77
- Conforto da Sala de Embarque:
- Confins: 4,26
- Fortaleza: 4,35
- Florianópolis: 4,58
- Disponibilidade de tomadas:
- Congonhas: 3,76
- Curitiba: 4,50
- Florianópolis: 4,28
- Internet disponibilizada pelo aeroporto:
- Galeão: 4,54
- Fortaleza: 4,64
- Florianópolis: 4,70
- Sanitários:
- Brasília: 4,30
- Viracopos: 4,51
- Florianópolis: 4,74
- Limpeza geral do aeroporto:
- Galeão: 4,58
- Viracopos: 4,70
- Florianópolis: 4,86
- Processo de restituição de bagagens:
- Guarulhos: 4,38
- Porto Alegre: 4,77
- Maceió: 4,75
O que você achou dos resultados? Está de acordo? Me conta aqui nos comentários ou então lá no @papodeaeroporto!