Aeroportos de BH, Curitiba e Florianópolis se destacam em pesquisa de satisfação

0

A Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário é realizada a cada trimestre pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) desde 2013 com o objetivo de avaliar a satisfação do passageiro em itens de infraestrutura, atendimento e serviços, além de monitorar o desempenho de processos como o check-in, restituição de bagagens e outros, nos 20 principais aeroportos do país.

Aeroportos Pesquisa de Satisfação
Os 20 aeroportos participantes da pesquisa.

Metodologia da Pesquisa de Satisfação dos Aeroportos da SAC

A coleta de dados relacionados à satisfação do passageiro consiste na realização de entrevista presencial nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos pesquisados.

O entrevistado deve avaliar um total de 17 indicadores atribuindo “notas” de 1 a 5 para cada um deles, sendo 1 a pior nota possível e 5 a melhor nota possível, assim classificadas: 1 (muito ruim), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (bom), 5 (muito bom). Ao fim do questionário, o passageiro ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto.

Os aeroportos são divididos em três categorias: até 5 milhões de passageiros; entra 5 e 10 milhões de passageiros e; acima de 10 milhões de passageiros.


Satisfação Geral

Na pesquisa de satisfação realizada no 4o trimestre de 2021 os aeroportos que mais se destacaram em suas categorias foram: Aeroporto Internacional de BH (CNF), Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba (CWB) e o Floripa Airport (FLN).

Com relação à satisfação geral dos aeroportos que processam até 5 milhões de passageiros por ano, o resultado foi o seguinte:

Pesquisa de Satisfação Aeroportos
Satisfação geral nos aeroportos até 5 milhões de passageiros.

Já para os aeroportos que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros por ano, o destaque foi para o Aeroporto de Curitiba:

Pesquisa de satisfação aeroportos
Satisfação geral nos aeroportos entre 5 e 10 milhões de passageiros.

Por fim, os resultados para os maiores aeroportos do país, aqueles que processam mais de 10 milhões de passageiros por ano, onde o destaque foi o Aeroporto Internacional de BH – Confins:

Pesquisa de satisfação aeroportos
Satisfação geral nos aeroportos com mais de 10 milhões de passageiros.

Se prestarmos atenção, veremos que o Aeroporto de Florianópolis foi o que recebeu a maior nota (4,72), dentre todos os 20 aeroportos da pesquisa de satisfação dos aeroportos. Dentre os primeiros lugares, percebemos também que quanto maior o aeroporto (em termos do número de passageiros), menor é a satisfação geral dos clientes.

Isso fica claro também nas médias obtidas na satisfação geral de cada categoria, ainda que haja praticamente um “empate” entre duas delas:

  • Acima de 10 milhões de passageiros: 4,36
  • De 5 a 10 milhões de passageiros: 4,48
  • Até 10 milhões de passageiros: 4,47

Não podemos esquecer que, administrar e operar um aeroporto gigante como Guarulhos é muito mais desafiador, em vários sentidos, do que os aeroportos de Florianópolis ou  Curitiba, por exemplo, por conta do número de passageiros e dimensões/complexidade das suas infraestruturas.

Vale ressaltar também que os aeroportos de Florianópolis e Confins já são administrados pela iniciativa privada há algum tempo. Por outro lado, o aeroporto de Curitiba encontra-se nesse momento em fase de transição da gestão da Infraero para o Grupo CCR, portanto, na época da pesquisa a operação era 100% pública.


Análises dos Indicadores

Vamos olhar mais a fundo alguns dos resultados para os indicadores analisados pela pesquisa? Abaixo temos os indicadores e as melhores notas para cada categoria:

  • Facilidade de desembarque no meio-fio:
    • Galeão: 4,49
    • Viracopos: 4,55
    • Maceió: 4,63
  • Opções de transporte até o aeroporto:
    • Guarulhos: 4,16
    • Porto Alegre: 4,40
    • Maceió: 4,50
  • Processo de Check-In:
    • Confins: 4,46
    • Viracopos: 4,55
    • Maceió: 4,51
  • Processo de Inspeção de Segurança:
    • Galeão: 4,58
    • Porto Alegre: 4,61
    • Maceió: 4,86
  • Controle Migratório:
    • Galeão: 4,75
    • Porto Alegre: 5,00
    • Natal: 4,37
  • Controle Aduaneiro (Alfândega):
    • Galeão: 4,69
    • Viracopos: 4,66
    • Natal: 4,27
  • Estabelecimentos de Alimentação:
  • Estabelecimentos Comerciais:
    • Guarulhos: 4,41
    • Porto Alegre: 4,53
    • Florianópolis: 4,62
  • Estacionamento:
  • Localização e Deslocamento:
    • Brasília: 4,41
    • Porto Alegre: 4,59
    • Florianópolis: 4,77
  • Conforto da Sala de Embarque:
    • Confins: 4,26
    • Fortaleza: 4,35
    • Florianópolis: 4,58
  • Disponibilidade de tomadas:
    • Congonhas: 3,76
    • Curitiba: 4,50
    • Florianópolis: 4,28
  • Internet disponibilizada pelo aeroporto:
    • Galeão: 4,54
    • Fortaleza: 4,64
    • Florianópolis: 4,70
  • Sanitários:
    • Brasília: 4,30
    • Viracopos: 4,51
    • Florianópolis: 4,74
  • Limpeza geral do aeroporto:
    • Galeão: 4,58
    • Viracopos: 4,70
    • Florianópolis: 4,86
  • Processo de restituição de bagagens:
    • Guarulhos: 4,38
    • Porto Alegre: 4,77
    • Maceió: 4,75

O que você achou dos resultados? Está de acordo? Me conta aqui nos comentários ou então lá no @papodeaeroporto!

Formado há mais de 10 anos em Turismo, com mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes, desenvolveu vários estudos na área da Aviação, sobretudo envolvendo o Turismo e os Aeroportos. Criador do blog, busca transformar as experiências dos seus leitores nos aeroportos pelo mundo afora.